Geoambiente 

Opções

Introdução

Sites Interessantes

Textos

Área de divulgação livre

Vídeos

Cursos

LEAGET - Revista 

Departamento

Mudanças Globais

Livros

Informes

Disciplinas e programas

Bibliografias

Caixa de texto: Acesse textos sobre as teses do "Aquecimento global" - aqui
Ozônio X CFCs
Atmosfera em transformação: o ozônio e os CFCs, certezas e incertezas.
Por: Marco Antonio Tomasoni & Kên Rodrigues Tomasoni

Última atualização 29/08/2007  -  Resp.: Marco Antonio Tomasoni

Introdução :

Entre os vários desafios que enfrentamos hoje, um deles é distinguir com certa clareza nosso comportamento diante da avalanche de informações que recebemos, como processa-la? como transforma-la em  conhecimento, gerando de fato a esperada consciência?  O passo essencial é saber que informação não gera nada por si própria, mas é um passo essencial na construção do saber e do compreender as relações Terra-Mundo. A espécie humana, ao longo de sua trajetória sobre a Terra, desenvolveu inúmeras capacidades adaptativas, antepondo-se aos ditames do seu entorno. Desenvolver literalmente significa: “envolver para fora”. Hoje percebemos que não é possível caminhar indefinidamente “para fora”, necessitamos de referências capazes de nos fazer pensar, pensar para dentro, envolvermo-nos com as questões concretas que fazem evoluir esta única Terra. Envolver significa também entender como este conjunto/caos/acaso de formas, processos e relações funcionam. Enfim, construir um conhecimento que não veja uma sociedade X natureza (leia-se contra), nem uma natureza e sociedade (leia-se separadas), mas sim uma sociedade/natureza indissociável e dinâmica. 

OBJETIVOS DESTA PÁGINA:  Divulgar e intercambiar informações e idéias com a comunidade interessada em temáticas da Geografia.

COMO? Divulgando textos de domínio público, sites diversos (ONG's, governamentais, institucionais e científicas), trabalhos produzidos por colegas, opiniões sobre temas pertinentes, etc.

DÚVIDAS E SUGESTÕES

            Email                     

Visitante número